Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Lote: 752 - Referência: Gamb# 202
DENOMINAÇÃO/VALOR FACIAL: Denar Tornese (Moeda das Cruzadas)
ANO: 1245-1278 - Clarentza (Clarentia/Charenza), Grécia
SOBERANO/PERÍODO: William II of Villehardouin (1245-1278) | Principado de Achaea (Grécia Franca)
PESO: 0,75 Gramas
COMPOSIÇÃO: Prata - Billon (Bilhão)
DIÂMETRO: 18 mm
ESPESSURA: 0,1 mm
ANVERSO: Cruz dentro de um círculo
:+:G•PRINCEPS.
REVERSO: Castelo Tournois
•+•CLΛRENTIΛ.
****************************************************************************************************************************************
William II of Villehardouin (c. 1211-1278) foi o quarto príncipe de Acaia, um estado cruzado na Grécia franca, governando de 1246 até sua morte. Ele era filho mais novo de Guilherme I de Villehardouin e sucedeu seu irmão mais velho, Guilherme II, que não deixou herdeiros. Durante seu reinado, William expandiu seu território, capturou Monemvasia e construiu novas fortalezas, consolidando seu domínio sobre a península do Peloponeso. Ele também participou da fracassada cruzada egípcia de Luís IX da França e foi recompensado com o direito de cunhar moedas no estilo das moedas reais francesas. William foi capturado na Batalha de Pelagonia em 1259 e trocado por fortalezas na Moreia, o que facilitou a expansão bizantina na região.
O Principado da Acaia ou da Moreia foi fundado em 1205 e foi um dos três estados vassalos do Império Latino de Constantinopla. Tornou-se vassalo do Reino de Tessalônica, junto com o Ducado de Atenas, até que Tessalônica foi capturada por Teodoro, o déspota do Épiro, em 1224. Depois disso, Acaia tornou-se a potência dominante na Grécia até sua anexação por Carlos de Nápoles em 1383. Seguiu-se um período de turbulência, com Acaia sendo conquistada pelos bizantinos em 1432 e finalmente pelos otomanos em 1460. As primeiras moedas foram cunhadas em Corinto, consistindo de deniers e óbolos de cobre de estilo franco distintamente fino, cunhados em algum momento durante o século XIII. A maioria das emissões seguintes eram tournois ou frações de bilhões de deniers, até o governo de Roberto de Taranto (1333-1364), que introduziu o sistema monetário genovês, com cópias de florins de ouro e billions e soldinos de prata.
O nome "Tournois" vem da cidade de Tours, na França, durante a Idade Média. Tours era um importante centro econômico e cultural. A moeda "Denier Tournois" foi assim chamada porque foi cunhada inicialmente na região de Tours e se tornou a base do sistema monetário francês, sendo adotada pelos cruzados em suas expedições e domínios.
Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade