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Referência: KM# 164
Anverso: Kalima islâmica em três linhas centrais e inscrição do Alcorão IX:33 na orla.
Inscrição central:
لا إله إلا
الله وحده
لا شريك له
Transliteração:
Lā ilāha illā
Allāh waḥdahu
lā sharīka lah
Tradução:
“Não há deus senão Deus, o Único. Ele não tem parceiro.”
Na orla do anverso encontra-se o versículo 33 da surata 9 (At-Tawbah):
هُوَ ٱلَّذِي أَرْسَلَ رَسُولَهُ بِٱلْهُدَىٰ وَدِينِ ٱلْحَقِّ لِيُظْهِرَهُ عَلَى ٱلدِّينِ كُلِّهِ وَلَوْ كَرِهَ ٱلْمُشْرِكُونَ
“Ele é quem enviou o Seu Mensageiro com a orientação e a religião verdadeira, para fazê-la prevalecer sobre toda a religião, mesmo que os idólatras desaprovem.”(Alcorão 9:33)
Reverso: Continuação da profissão de fé com menção a Maomé, e data na margem.
Inscrição central:
محمد
رسول
الله
Abaixo: بِسْمِ ٱللَّهِ ضُرِبَ هَٰذَا ٱلدِّينَارُ سَنَةَ سَبْعٍ وَخَمْسِينَ وَمِائَةٍ
Transliteração:
Muḥammad
Rasūl
Allāh
Abaixo: Bismi Allāh, ḍuriba hādhā al-dīnār sana sabʿ wa-khamsīn wa-miʾa
Tradução:
“Maomé é o Mensageiro de Deus.”
Abaixo: "Em nome de Deus, este dinar foi cunhado no ano 157."
Na orla do reverso encontra-se a surata al-Ikhlāṣ (Alcorão 112:1–4):
ٱللَّهُ أَحَدٌ ٱللَّهُ ٱلصَّمَدُ لَمْ يَلِدْ وَلَمْ يُولَدْ وَلَمْ يَكُن لَّهُ كُفُوًا أَحَدٌ
“Deus é Um. Deus é o Eterno. Não gerou e não foi gerado. E ninguém é comparável a Ele.”
O dinar, cunhado na cidade de Al-Muhammadiya (atual Iraque), pertence ao Califado Abássida, a segunda grande dinastia islâmica, que assumiu o poder em 750 d.C. após destronar os omíadas. Seu segundo califa, al-Mansur (r. 754–775), é conhecido por fundar a cidade de Bagdá, que se tornaria um dos maiores centros culturais e comerciais do mundo islâmico.
As moedas abássidas não exibiam imagens humanas ou animais, em conformidade com os princípios islâmicos. Em vez disso, utilizavam inscrições do Alcorão como forma de afirmação religiosa e propaganda política. Os dinares eram cunhados com altíssimo grau de pureza, servindo como padrão monetário do Império por séculos.
Esses dinares circularam amplamente em todo o mundo islâmico e além, do norte da África até a Ásia Central, tornando-se referência em trocas comerciais e comércio internacional durante a Idade Média.
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