Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Lote 672 - Tiragem Unc+
Referência: KM# 104, KM# 104.1, KM# 104.2
DENOMINAÇÃO/VALOR FACIAL: 8 Reales
ANO: 1749 - "MF" Cidade do México
PERÍODO: Ferdinand VI (1746-1759) - Colônia Espanhola (1747 - 1789)
PESO: 26,74 Gramas
COMPOSIÇÃO: Prata 0,917
DIÂMETRO: 38mm
ESPESSURA: 2,2mm
TIPO DE BORDO: Serrilha Ornamentada com Capiteis Coríntio
ANVERSO: FERDND·VI·D·G·HISPAN·ET IND·REX · M F 8
Fernando VI pela graça de Deus Rei da Espanha e das Índias
REVERSO:VTRAQUE VNUM Mo 1749 Mo
Hemisférios coroados flanqueados por pilares coroados.
*******************************************************************************************************************************************************
Significado das Colunas:
O nome colunário deriva das duas colunas que aparecem na moeda. Essas colunas têm uma rica história e representam as colunas de Hércules, que simbolizam a conexão entre o Mediterrâneo e o Oceano Atlântico. Na passagem para o Novo Mundo existem os promontórios, pontos mais elevados, no estreito de Gibraltar, um na África (conforme as versões, o monte Hacho ou o monte Musa) e outro na Europa (o rochedo de Gibraltar). Entre elas, os dois hemisférios do planeta, representando a expansão do Império Espanhol. Essas colunas têm origem na mitologia grega e representam o limite do mundo conhecido pelos gregos. Aqui estão mais detalhes sobre cada uma:
- Monte Hacho (África): O monte Hacho está localizado em Ceuta, uma cidade autônoma espanhola no norte da África. É considerado uma das Colunas de Hércules e representa o lado africano do estreito.
- Rochedo de Gibraltar (Europa): O rochedo de Gibraltar é o lado europeu das Colunas de Hércules. É um promontório icônico situado no extremo sul da Península Ibérica, pertencente ao território britânico de Gibraltar.
Significado do Capitel Coríntio:
A serrilha ornamentada presente no colunário é conhecida como capitel coríntio, que é uma das características mais marcantes da arquitetura clássica. Vamos explorar mais detalhes:
- O capitel é a parte superior de uma coluna, que serve como transição entre a coluna e o arquitrave (a parte horizontal que fica sobre as colunas).
- O capitel coríntio é caracterizado por sua ornamentação elaborada.
- Possui a forma básica de um sino invertido, adornado por folhas e brotos de acanto, uma planta da região. - Essa ordem foi desenvolvida a partir da ordem jônica, com maior ênfase na ornamentação.
Contexto Histórico:
O colunário era uma moeda de prata amplamente utilizada nas colônias espanholas durante os séculos XVII e XVIII, consolidada com os Bourbon após Guerra de Sucessão. Já foi chamada de "Mundo e Mares", "Pillar Dollar", "Holey Dollar" e "Dólar Espanhol". É considerada uma das mais belas e esplendorosas já cunhadas. Em resumo, é uma relíquia histórica que nos conecta ao passado colonial e à rica herança da América Latina. Se você tiver interesse em moedas antigas, essa é certamente uma peça para admirar e estudar.
Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade