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Referência: Hendin# 1430; Hendin 5ᵗʰ# 1382
Anverso: Inscrição "Shimon" em paleo-hebraico. Cacho de uvas com três lóbulos pendurado em galho horizontal, com uma folha à direita e uma gavinha enrolada à esquerda.
Inscrição
שִׁמְעוֹן
Transliteração:
Shim'on
Tradução:
Simeão (referência a Simeon bar Kosevah)
Reverso: Inscrição "Pela Liberdade de Jerusalém" em hebraico moderno. Ramo de palmeira estilizado na vertical.
Inscrição:
לְחֵרוּת יְרוּשָׁלַיִם
Transliteração:
Le-cherut Yerushalayim
Tradução:
Pela Liberdade de Jerusalém
Durante a Revolta de Bar Kokhba, moedas romanas anteriores foram reapropriadas como flans, sendo rebatidas com novos símbolos judaicos e inscrições em hebraico. Esta moeda foi provavelmente cunhada sobre um denário de prata do imperador Vespasiano (possível ver o rosto que se assemelha no reverso), apagando a iconografia imperial e substituindo-a por imagens agrícolas — como o cacho de uvas e o ramo de palmeira — símbolos de fertilidade, esperança e identidade nacional judaica.
A Revolta de Bar Kokhba, também chamada de Segunda Revolta Judaica contra Roma, ocorreu entre os anos 132 e 135 d.C. e foi liderada por Simeon bar Kosevah (Shim'on bar Kosevah) - cujo nome foi posteriormente transformado em "Bar Kokhba", ou "Filho da Estrela", em alusão a uma profecia messiânica - proclamado "Príncipe de Israel". Esta revolta se deu em resposta a uma série de medidas repressivas e provocativas tomadas pelo imperador romano Hadrianus (Adriano), especialmente a transformação de Jerusalém em uma colônia romana chamada Aelia Capitolina, com a construção de um templo pagão dedicado a Júpiter no local onde antes se erguia o Templo de Herodes — destruído durante a Primeira Revolta Judaica (66–70 d.C.).
A insurgência rapidamente ganhou força, e durante cerca de dois anos os rebeldes judeus conseguiram estabelecer uma forma de governo autônomo. Moedas como este Zuz foram recunhadas sobre denários romanos, marcando simbolicamente o rompimento com a autoridade imperial e a restauração de uma identidade judaica independente. Essas moedas eram gravadas com símbolos nacionais como uvas e palmeiras, e com inscrições em paleo-hebraico, aludindo à liberdade de Jerusalém e à liderança de Bar Kokhba, reforçando sua pretensão messiânica.
A resposta romana, no entanto, foi brutal. O general Júlio Severo foi convocado da Britânia por Adriano para suprimir a revolta com eficiência. O conflito foi marcado por combates de guerrilha, cercos e repressão sistemática. Estima-se que centenas de milhares de judeus tenham sido mortos, vendidos como escravos ou expulsos da Judeia. Em 135 d.C., a revolta foi definitivamente esmagada com a queda da fortaleza de Betar, onde Bar Kokhba foi morto.
Após a revolta, Adriano intensificou ainda mais as medidas de punição: proibiu a circuncisão, dispersou os judeus, e substituiu o nome da província de Iudaea por Syria Palaestina, numa tentativa deliberada de apagar a ligação dos judeus com sua terra ancestral. A presença judaica na região foi severamente limitada por séculos.
A Revolta de Bar Kokhba é lembrada não apenas como um marco trágico da resistência judaica à dominação romana, mas também como um momento de afirmação nacional e religiosa. As moedas remanescentes dessa revolta são, assim, testemunhos comoventes de um breve, porém intenso, sonho de liberdade.
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