Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Lote 648
Ref.: RIC IV SS 166, BMC 197
DENOMINAÇÃO/VALOR FACIAL: AR Denário - Reform of Augustus (27 BC – AD 215)
ANO: 200-201 - Roma, Império Romano
SOBERANO/PERÍODO: Lúcio Septímio Severo (145-211)
PESO: 3,5 Gramas
COMPOSIÇÃO: Prata
DIÂMETRO: 18,5 mm
ESPESSURA: 2 mm
TIPO DE BORDO: Liso
ANVERSO: SEVERVS AVG PART MAX
"Severus Augustus Parthicus Maximus"
Cabeça de Sétimo Severo, laureado, à direita
Parthicus Maximus, grande vencedor na Pártia, refere-se à vitória do imperador contra os partos em 197-198 dC, após a qual ele assumiu o título de Parthicus, que anteriormente só havia sido assumido por Marco Aurélio e Lúcio Vero após a conclusão vitoriosa da Guerra Parta de 161-166 dC.
REVERSO: PROVID AVGG
"Providentia Duorum Agustorum"
Providência, drapeado, em pé à esquerda, segurando na mão direita a varinha sobre o globo colocado no chão e o cetro na mão esquerda.
Dois Gs depois de AV significam dois Augustos ou Imperadores reinando juntos. No caso, Caracala filho dele, desde 198.
Providência (em latim: Providentia), na religião da Roma Antiga, é a personificação divina da habilidade de prever e fazer provisão (providência). Estava entre as personificações das virtudes que faziam parte do culto imperial da Roma Antiga e foi uma importante abstração moral e filosófica no discurso romano.
*********************************************************************************************************************************************************
SÉTIMO SEVERO (13/04/193-04/02/211).
Primeiro africano a governar o Império. Sétimo Severo torna-se Imperador nas consequências do assassinato de Cômodo, no conturbado ano de 193 (O Ano dos Cinco Imperadores). Seu reinado foi marcado pelos aspectos militares, desde a guerra civil contra pretendentes ao trono na esteira da morte de Cômodo, uma nova guerra na mesopotâmia e as rebeliões e invasões barbaras na britânia. Sétimo entrou para a história por governar nos moldes de uma ditadura militar, com grande apoio popular em razão da moral elevada pelas vitórias militares, mas com constantes problemas com o Senado.
Sétimo Severo nasceu em 146 em Leptis Magna, na África (Líbia). Depois de uma brilhante carreira militar sob os reinados de Marco Aurélio e Cômodo, foi cônsul sufeito em 185. Na época da morte de Pertinax, era governador da Alta Panônia. Aclamado imperador em 13 de abril de 193, ele rapidamente eliminou Dide Julien, seu compatriota (28 de junho), e associou Albino ao poder como César antes de lutar contra Pescênio Níger no Oriente. Em 195, ingressou ficticiamente na família Antonino ao ser adotado post-mortem. Ele derrota e executa o Níger e lidera uma campanha brilhante na Arábia. Em 197, livrou-se de seu último adversário, Albinus, que se autoproclamou augusto. Severo preparou o estabelecimento de sua dinastia dando o título de Augusta a Júlia, sua esposa, em 194, de César a Caracala, em 196, e depois de Augusto em 198, quando Geta, seu segundo filho, tornou-se César. Severo passou quinze anos consolidando as fronteiras do Império, conquistando inúmeras vitórias sobre os partos (197-198), depois na África (207) e finalmente na Bretanha (208-211), onde morreu.
Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.
Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade