Sobre a loja

Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.

Stater de Prata, Egina-Attica, Ano: 456-445(31) aC, Very Fine

Clique no botão ao lado para assistir ao vídeo relacionado ao produto.

Assistir Vídeo

Stater de Prata, Egina-Attica, Ano: 456-445(31) aC, Very Fine

Código: Y6J9UGDQ5 Marca:
Ops! Esse produto encontra-se indisponível.
Deixe seu e-mail que avisaremos quando chegar.

DENOMINAÇÃO/VALOR FACIAL: STATER
ANO: 456-445/31 a.C.
SOBERANO/PERÍODO: Ilha Egina de Ática

PESO: 12,30 Gramas
COMPOSIÇÃO: PRATA
DIÂMETRO: 19 mm

ANVERSO: TARTARUGA TERRESTRE COM CASCO SEGMENTADO POLVILHADO PEQUENAS PELOTAS.
REVERSO: INCUÇÃO QUADRADA GRANDE COM PADRÃO INCLINADO PESADO "Skew"

Obs: O casco polvilhado com pellets desta tartaruga é uma característica que não foi observada na literatura. Esta ornamentação especial poderia concebivelmente marcar a primeira edição a retratar tartaruga terrestre em vez da tartaruga marinha.

Lote 493 - Milbank pl. ii, 10; HGC 6

******************************************

As tartarugas são uma moeda antiga de Egina e uma das mais procuradas de todas as moedas antigas. Sua história inicial é um tanto misteriosa e os historiadores estão debatendo se eles ou as moedas de Lydia são as moedas mais antigas do mundo. A fonte dessa ideia vem diretamente dos escritos do erudito grego Heraclides de Pontus, do século IV aC. No tratado Etymologicum, Orion cita Heracleides dizendo que o rei Pheidon de Argos, que morreu o mais tardar em 650 aC, foi o primeiro a cunhar moedas em Egina. No entanto, investigações arqueológicas mostraram que as primeiras tartarugas apareceram por volta de 550 aC, que os historiadores agora acreditam ser quando a primeira dessas moedas interessantes foi cunhada.

Egina é uma pequena ilha montanhosa no Golfo Sarónico, entre a Ática e o Peloponeso. No século VI aC era provavelmente a potência marítima mais importante da Grécia, com rotas comerciais ao longo do Mediterrâneo oriental. Foi através do contato com os gregos na Ásia Menor que a ideia de cunhagem foi provavelmente introduzida em Egina. Os lídios e gregos na costa da atual Turquia foram provavelmente os primeiros a produzir moedas no final do século VII aC. Essas moedas consistem em uma folha de metal chamada lingote (uma mistura de ouro e prata) que é carimbada com um selo oficial para garantir que as moedas tenham um determinado peso.

Egina pegou essa ideia e a aprimorou, imprimindo moedas de prata puras em vez de moedas de ouro e prata, contendo proporções variadas entre elas. Estampada na moeda da poderosa potência marítima está a tartaruga marinha, um animal abundante no Mar Egeu. Embora as cidades rivais de Atenas e Corinto logo tenham começado a produzir moedas limitadas, a carapaça de tartaruga tornou-se a moeda dominante no sul da Grécia. A razão para isso é o grande número de moedas produzidas, cerca de 10.000 por ano durante quase sete décadas. A fonte do metal vem das ricas minas de prata da ilha de Siphnos, no mar Egeu. Embora Egina fosse uma nação comercial poderosa, as moedas parecem ter sido projetadas para uso local, já que muito poucas são encontradas fora das Cíclades e Creta. No entanto, seu fascínio é tão forte que um antigo provérbio diz: " A coragem e a sabedoria são superadas pelas tartarugas".

A tartaruga do mar Egeu tem uma notável semelhança com seus parentes existentes, com uma série de pontas no centro de sua carapaça. A parte de trás da moeda é impressa com o punção usado para pressionar o anverso da moeda no anverso da tartaruga. Originalmente, consistia em um punção de oito pontos que produzia oito padrões triangulares. Em 480 aC, a moeda passou por sua primeira revisão. Duas partículas adicionais foram adicionadas ao casco perto da cabeça da tartaruga, um desenho nunca antes visto na natureza. Além disso, as marcas de punção na parte de trás têm um design curvo. Embora as tartarugas tenham sido produzidas em grande número entre 550 e 480 aC, a produção declinou drasticamente depois disso. Isso pode ser devido ao esgotamento das minas de prata em Siphnos, ou pode estar relacionado a outro evento histórico. Em 480 aC, Atenas, o inimigo jurado de Egina, derrotou Xerxes e seu exército persa em Maratona. Depois disso, Atenas tornou-se a potência dominante na região.

Egina travou uma série de guerras com Atenas até 457 aC, quando Egina foi finalmente conquistada pelo inimigo e seus direitos marítimos foram privados. Por volta dessa época, em 456aC, a imagem monetária de Egina mudou de uma tartaruga marinha para uma tartaruga terrestre, simbolizando sua mudança de sorte. Historiadores dizem que  talvez seja 445 aC, quando a Paz dos Trinta Anos garantiu a autonomia de Egina. E bem mais tarde, foi substituída pela famosa coruja de Attica.

A tartaruga era um objeto de desejo nos tempos antigos, e voltou a sê-lo agora. Foi a primeira moeda produzida na Europa e foi produzida em tão grande número que ainda hoje existem milhares de tartarugas. Sua importância histórica e pronta disponibilidade os tornam um dos itens mais desejáveis ​​nas coleções dos entusiastas da numismática.

Referência

Greek Turtles - Gary Anderson / Forum Ancient Coins

Produtos relacionados

Sobre a loja

Invista em nossas moedas de ouro e prata, que além de garantirem uma rentabilidade segura, oferecem uma riqueza cultural inestimável. Cada peça conta uma história única, refletindo momentos importantes da história mundial. Ao adquirir nossas moedas, você preserva um pedaço da história e enriquece sua vida financeira e cultural.

Social
Pague com
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-mercadopago-v1
  • proxy-paypal-express-checkout
Selos

Moeda & Metal Investimentos - CNPJ: 09.578.633/0001-56 © Todos os direitos reservados. 2025

Utilizamos cookies para que você tenha a melhor experiência em nosso site. Para saber mais acesse nossa página de Política de Privacidade

Fale Conosco pelo WhatsApp
Fale Conosco pelo Instagram